PORCENTAGEM ALCOÓLICA

Partido da Cerveja sobe nas pesquisas e pode barrar extrema direita na Áustria

Organização criada por cantor punk deve garantir cadeiras no parlamento e compor governo de frente ampla

Marco Pogo, líder do Partido da CervejaCréditos: Reprodução/Bierpartei
Escrito en GLOBAL el

O Bier Partei, o 'Partido da Cerveja' da Áustria, tem pontuado nas pesquisas eleitorais da Áustria e pode ser crucial no combate à extrema direita no país.

A entidade foi fundada por Marco Pogo, alter ego de Dominik Wlazny, músico da banda Turbobier,  além de ser médico formado pela Universidade de Medicina de Viena e humorista.

Com o registro oficial da organização, o Bier Partei tem pontuado em 7% da intenção de voto dos austríacos, que vão para as urnas no segundo semestre de 2024 para eleger um novo governo.

Wlazny já havia pontuado 8% nas eleições presidenciais de 2022, mas o partido ainda não havia ingressado em eleições parlamentares.

A grande questão é que quem lidera as eleições na Áustria são os extremistas de direita do OFP, partido de extrema-direita nacionalista.

Mesmo vencendo, eles teriam minoria e precisariam compor governo. Mas Wlazny é um duro opositor da extrema-direita, inclusive por ser um forte defensor da vacina contra a covid-19.

Portanto, o partido satírico da cerveja deve cair na composição de frente ampla que somará o partido verde, os sociais-democratas e o atual governo de centro-direita do Neuhammer.