O indiano Ashwath Kaushik, de oito anos de idade, quebrou o recorde mundial de pessoa mais nova a vencer um grão-mestre no Xadrez.
Ele superou o recorde do sérvio Leonid Ivanovic que também venceu um grão-mestre aos oito anos de idade, mas era cinco meses mais velho.
Ashwath Kaushik venceu Jacek Stopa, polonês de 37 anos.
“Foi realmente emocionante e incrível, e eu me senti orgulhoso da minha partida e de como joguei, especialmente porque estive pior em um momento, mas consegui me recuperar”, afirmou Kaushik.
A Índia no Xadrez
Atualmente, os indianos possuem alguma dominância no mundo do xadrez, com Humpy Koneru sendo uma das top 3 jogadoras de xadrez do mundo no ranking atual.
Ela foi a grão-mestre mais jovem de seu período, ganhando a titulação aos 15 anos de idade. É octacampeã mundial de Xadrez e considerada uma das melhores da história.
Rameshbabu Praggnanandhaa é outro fenômeno no xadrez indiano. Ele bateu o recorde de grão-mestre mais jovem do mundo, se tornando GM aos 10 anos de idade. No ano passado, fez final com o melhor jogador do mundo, Magnus Karlsen, mas perdeu no jogo final. Nascido em 2005, é considerado uma das figuras mais importantes do esporte masculino na Índia.