Um acidente de lancha na madrugada deste sábado (10) chocou a Espanha. Uma perseguição entre uma embarcação de guardas civis marítimos espanhóis e uma lancha de narcotraficantes acabou em dois policiais mortos na cidade de Barbate, em Cádiz, no sul do país.
Os narcotraficantes avançaram em alta velocidade contra o barco da polícia e conseguiram derrubar a embarcação, causando a morte das autoridades.
“Os barcos da droga sabem que nada lhes vai acontecer”, disse Ana Villagómez, fiscal antidrogas de Cádiz. “Há cada vez mais narcolanchas, que valem mais de 100 mil euros [R$ 534 mil]. e pertencem a máfias com muitos recursos. O que está acontecendo é tremendo. Não há meios ou barcos para lidar com isso", reclamou.
Até o momento, oito pessoas envolvidas no esquema do tráfico acabaram presas, incluindo o piloto da embarcação, que pode ser responsabilizado por homicídio.
Críticos afirmaram que os policiais estavam desguarnecidos e tentaram responsabilizar o governo de Pedro Sánchez pela fatalidade ocorrida.
"Há poucos dias exigíamos melhores meios. Hoje, infelizmente, temos dois colegas mortos e mais um ferido gravemente esmagado por um barco de traficantes conduzido por assassinos. Os vídeos publicados tornam o que aconteceu ainda mais terrível, com pessoas aplaudindo os assassinos e rindo dos guardas civis que, com seus poucos recursos, morreram quando tentavam cumprir o seu dever: prevenir o tráfico de drogas", disse Ernesto Vilariño, secretário-geral da associação de guardas civis da Espanha.
Confira o vídeo: