A pouco mais de um mês de sua posse, o presidente eleito dos EUA Donald Trump está num momento de fazer cara feia e lançar bravatas para o mundo inteiro. Diz que vai impor taxas elevadas aos mais diferentes países, inclusive aliados, e até fez especificamente este comentário em relação ao Canadá, seu vizinho rico e discreto do norte, um aliado histórico da maior potência econômica e militar do mundo.
Agora, logo após essa saia justa e de fazer piadinhas sobre a “soberania” do Canadá, Trump fez uma postagem totalmente desrespeitosa e ameaçadora nas redes sociais direcionada à nação com a qual mantém a maior fronteira do planeta, com 8.893 quilômetros de extensão.
“Ninguém consegue explicar por que subsidiamos o Canadá com mais de US$ 100 milhões por ano? Não faz sentido... Muitos canadenses querem que o Canadá se torne o 51º Estado. Eles economizariam enormemente em impostos e proteção militar. Acho que é uma ótima ideia. 51º Estado!”, escreveu Trump na Truth Social, sua rede social.
O novo gracejo, ainda mais violento e agressivo, caiu como uma bomba nos meios de comunicação do Canadá e entre os cidadãos canadenses nas redes sociais. O país vive um momento delicado no governo do primeiro-ministro Justin Trudeau, que há poucas semanas viu sua vice e ministra das Finanças Chrystia Freeland se demitir após a publicação de um comunicado feroz no qual afirmou ter “diferenças” com o chefe de governo canadense.