DEFESA

Duas superpotências do Oriente Médio reúnem-se em conversa histórica

As duas grandes forças militares do mundo islâmico aproximam-se e enfraquecem o Ocidente

General Mohammad BagheriCréditos: IRNA
Escrito en GLOBAL el

Neste domingo (10), o principal oficial militar da Arábia Saudita chegou a Teerã para conversas com autoridades iranianas, marcando uma reunião de alto nível rara após a restauração de laços entre os países no ano passado com mediação chinesa.

Fayyad al-Ruwaili, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Sauditas, encontrou-se com o seu homólogo iraniano, General Mohammad Bagheri, no Quartel-General das Forças Armadas Iranianas, segundo a agência IRNA.

Principe Mohammad bin Salman e Fayyad al-Ruwaili, chefe do Estado-Maior saudita (Foto: SPA)

Bagheri enfatizou o aumento da cooperação de segurança e expressou o desejo de ver a marinha saudita nos exercícios navais iranianos no próximo ano, como participantes ou observadores.

Os dois países historicamente apoiam lados opostos em conflitos na região, especialmente na Síria e no Iêmen, mas se reaproximaram após um acordo histórico que desescalou as tensões entre Riyadh e Teerã. A entrada de ambos os países no BRICS+ fortaleceu ainda mais as relações entre os países.  

Em novembro de 2023, o general Bagheri já havia sinalizado interesse em ampliar as relações militares com a Arábia Saudita, em conversa com o ministro da defesa saudita.

Em outubro, a Arábia Saudita realizou jogos de guerra com o Irã e outros países no Mar de Omã, fortalecendo os laços de segurança e cooperação.

Com informações de IRNA, Tasnim e The New Arab.