Os japoneses são conhecidos no mundo todo por sua disciplina e senso de cooperação em momentos de dificuldades. Nesta terça-feira (2), poucas horas depois de sofrerem um forte terremoto e a ameaça de um tsunami, o povo que habita o belo arquipélago no extremo oriente provou de forma cabal, num episódio assustador, que realmente age de maneira fria e racional diante do caos.
Um imenso Airbus A-350 da Japan Airlines (JAL) pousou no aeroporto de Haneda, em Tóquio, e no momento em que tocou o solo acabou por se chocar com um pequeno avião da guarda costeira do país, o que gerou uma forte explosão e o início de um incêndio. Entre passageiros e tripulantes, 379 pessoas. Em poucos minutos o gigante de aço estava completamente tomado pelo fogo. Só que ninguém morreu na aeronave.
Em qualquer acidente daquele tipo, que foi registrado por vários ângulos, o espectador dirá que muitas pessoas perderam a vida. Mas que no Japão não.
Em meio ao caos total, às chamas e ao pânico, todos os ocupantes do colossal jato comercial saíram pelos escorregadores infláveis de emergência, num verdadeiro balé coordenado, sem atropelos. E sempre ajudando uns aos outros. Tudo em 90 segundos. Sim, um minuto e meio. As imagens são impressionantes.
Por fim, as vítimas fatais foram registradas no pequeno avião da guarda costeira, atingido em cheio ainda no solo. Segundo as autoridades japonesas, cinco dos tripulantes perderam a vida, ao passo que um sexto conseguiu se safar.
Veja as imagens da evacuação do avião da Japan Airlines: