VIOLÊNCIA POLÍTICA

VÍDEO: Líder da oposição da Coreia do Sul leva facada no pescoço em ato

Lee Jae-Myung recebeu golpe de arma enquanto falava com a imprensa na cidade portuária de Busan. Ele foi levado às pressas a um hospital

Lee Jae-Myung, líder da oposição da Coreia do Sul, esfaqueado no pescoço.Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O líder oposicionista sul-coreano Lee Jae-Myung recebeu uma facada no pescoço enquanto realizada um ato político na cidade portuária de Busan, na manhã desta terça-feira (2). O atentado foi registrado por inúmeros cinegrafistas e cidadãos que acompanhavam a visita do principal nome do Partido Democrata, que saiu derrotado nas eleições de 2022 para o Partido do Poder Popular, do atual presidente, Yoon Suk-yeol.

As imagens do ataque mostram Lee andando em meio a uma pequena multidão de jornalistas, quando repentinamente um homem surge à sua frente e desfere um golpe com a faca do lado esquerdo de seu pescoço. Uma confusão se instala e a vítima, com a mão no local do ferimento, vai para o chão. As pessoas acionam socorro, que retira o político do lugar e o conduz a um hospital de Busan. A agência Yonhap, da Coreia do Sul, reporta que o agressor, que ainda não teve a identidade revelada, foi preso.

Segundo a Reuters, funcionários da unidade de saúde teriam confirmado que Lee não corre risco de morte e que seguia sendo atendido por médicos durante a madrugada (no horário brasileiro). A Coreia do Sul é um país que mantém um fortíssimo controle sobre armas de fogo, o que não impede, no entanto, que atentados políticos usando outros meios ocorram. Em 2006, Park Geun-hye, que anos depois seria eleita presidente, foi atacada também a facadas, no rosto, e precisou passar por cirurgias num hospital especializado, enquanto em 2022 Song Young-gil, também do Partido Democrata, sofreu ferimentos graves ao ser atacado com um martelo.

Lee é um conhecido político no país asiático, onde já exerceu o mandato de prefeito na cidade de Seongnam, nos arredores da capital Seul. Ele vem sendo acusado nos últimos tempos de ter supostamente recebido suborno para aprovar um projeto na área de desenvolvimento, o que é negado veementemente por Lee, que afirma ser alvo de perseguição política.

Veja o vídeo com o ataque por diferentes ângulos: