SERÁ?

Após novos indícios, Índia estaria mesmo “mudando de nome” oficialmente?

Cartazes do G20 e documentos dos gabinetes do premiê e da presidenta já não utilizam a palavra “Índia”, de origem ocidental. Mudança é mais um lance na escalada nacionalista de Narendra Modi

A presidenta Draupadi Murmu e o premiê Narendra Modi.Créditos: Twitter oficial da Presidência da Índia
Escrito en GLOBAL el

Cartazes distribuídos pelo governo indiano anunciando o encontro do G20 deste ano, que ocorrerá no país asiático nos dias 9 e 10 deste mês, e convites oficiais emitidos pelos gabinetes do primeiro-ministro, Narendra Modi, e da presidenta, Draupadi Murmu, lançaram novos rumores de que uma “mudança de nome” da nação pode estar oficialmente a caminho. No caso das aspas em “mudança de nome”, a explicação é simples.

A Índia é um país formado por inúmeros povos, culturas, idiomas e religiões e em sua constituição atual, promulgada em 1950, o nome oficial utilizado em hindi, a principal das línguas nacionais e originada no sânscrito, para se referir à nação é “Bharat”. No entanto, o uso de “India” (sem o acento usado em português) sempre apareceu de maneira oficial nos documentos públicos e é a forma usada pelo governo e os cidadãos para se referir ao país nos contextos interno e internacional. O termo, de origem ocidental, é uma herança do colonialismo pelo qual todo o subcontinente indiano passou durante séculos, seja nas mãos de britânicos, portugueses ou franceses.

Modi, um político eleito com discurso moderado e que se converteu num fervoroso nacionalista hindu, há algum tempo vem travando batalhas na sociedade indiana para apagar todo e qualquer resquício de cultura britânica que ainda exista no país, além de adotar um forte tom contrário a outros grupos religiosos não hindus. Foi ele quem começou a se referir à Índia como “Bharat”, mesmo quando se expressava em inglês, algo que já ocorre desde o começo de seu mandato, iniciado em 2014.

O BJP, partido de Modi e de Murmu, tem apresentado muito entusiasmo com a ideia de “aposentar” o termo “India” e passar a adotar definitivamente “Bharat”, o que foi potencializado a partir das novas emissões de documentos de Estado e de cartazes sobre o G20 nos quais o termo em hindi foi colocado e grafado no alfabeto latino. Diante disso, os rumores que correm na imprensa indiana é de que na sessão especial do parlamento que será convocada no fim deste mês, a numerosa e majoritária bancada do BJP deverá apresentar uma resolução que terá por finalidade impor oficial e unicamente o termo “Bharat” como nome do país.

Por outro lado, críticos da ideia têm salientado que os sites oficiais do governo e o perfil do X (antigo Twitter) da presidenta Draupadi Murmu, seguem usando “India” como nome do país, o que seria um sinal de que uma alteração institucional estaria longe de se tornar uma realidade por ora.