ESTADOS UNIDOS

Chuva e lama criam caos para 70 mil pessoas no festival Burning Man; morte é investigada

Em 24 horas a área foi atingida pelo equivalente de 2 a 3 meses de chuva; Fãs ficaram ilhados

Festival Burning Man.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

Cerca de 70 mil pessoas que estavam assistindo ao festival Burning Man, no deserto de Nevada, nos Estados Unidos, estão ilhadas no local após fortes chuvas provocarem lama até a altura dos tornozelos e impedirem que veículos se movimentem. A polícia investiga uma morte.

Após forte tempestade, os participantes não conseguiram mais sair do deserto de Black Rock, nem as autoridades conseguiram entrar para prestar ajuda. Foi recomendado que se reserve água, comida e combustível. A previsão é de mais chuvas nos próximos dias segundo o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA.

“Não se espera que as condições melhorem o suficiente para permitir a entrada de veículos”, disse o Bureau of Land Management em nota ao Reno Gazette Journal.

Em entrevista à CNN na manhã deste domingo, o sargento Nathan Carmichael, do Gabinete do Xerife do Condado de Pershing, disse que algumas pessoas deixaram o local caminhando, mas “a maioria dos trailers está presa no lugar”.

Participantes contam que tiveram que caminhar descalços ou com sacos amarrados nos pés.  A lama é tão espessa que “gruda nos sapatos e faz com que pareça uma bota em volta da sua bota”, disse Hannah Burhorn. 

Participantes deixam festival com sacos amarrados nos pés. Foto: Reprodução/Twitter

Amar Singh Duggal e seus amigos deixaram o festival após caminhar cerca de 3km na lama, levando cerca de duas horas para chegar a uma estrada principal, onde conseguiram carona. 

Em apenas 24 horas, a área foi atingida pelo equivalente de 2 a 3 meses de chuva. O terreno seco do deserto se transformou em uma lama espessa e argilosa, impedindo os participantes de andarem pelo local.

Uma morte é investigada

O gabinete do xerife investiga uma morte durante a tempestade. A pessoa, que não teve o nome divulgado, foi encontrada numa “playa”, uma espécie de lago seco e afundado que se forma no deserto, onde uma pequena quantidade de chuva já é o suficiente para inundá-lo. 

Estradas fechadas

O portão e o aeroporto de Black Rock City, construída para o festival, estão fechados e apenas veículos de emergência podem entrar no local. As autoridades não têm certeza quando as estradas serão liberadas, mas espera-se que o sol retorne na segunda-feira (4) ainda que as previsões apontem o contrário.

Os participantes também foram alertados que veículos que tentarem sair ficarão presos na lama. “Será um obstáculo ao Exodus [nome dado pela organização ao momento da saída ao fim do festival] se tivermos carros presos nas estradas das nossas áreas de acampamento ou na Gate Road, fora da cidade”, avisam os organizadores.

Participantes tentam sair do local de bicicleta em meio à tempestade. Foto: Reprodução/Twitter

Os organizadores também estão fornecendo veículos com tração nas quatro rodas para ajudar a transportar pessoas, a preferência é casos urgentes, em especial emergências médicas.

Sobre o festival

Burning Man é um festival que acontece desde 1986, inicialmente em San Francisco. Mudou-se para o deserto de Black Rock nos anos 90. É um evento que mistura a celebração da contracultura a uma espécie de retiro espiritual. 

Assista a imagens das chuvas