VENEZUELA

Venezuela é socialista ou capitalista? Entenda como funciona economia do país

Diversos políticos citam a Venezuela como um exemplo de governo comunista. Mas isso tem algum fundamento? Entenda

Nicolas Maduro, atual presidente da VenezuelaCréditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en GLOBAL el

Há anos, a Venezuela é utilizada no debate político como um exemplo negativo para que candidatos possam demonizar seus opositores.

O país sul-americano, que conserva uma enorme fronteira e alguns laços culturais com o Brasil, é alvo de debate dentro da política brasileira e do mundo há anos.

Governada há mais de 20 anos pelo chavismo, a Venezuela acabou se tornando um alvo de debate: é uma ditadura? São eles comunistas? Socialistas?

Neste texto, vamos definir como funciona o sistema político e econômico da Venezuela - e se ela é comunista -  de forma clara.

A Venezuela é socialista?

Hugo Chávez era um defensor do socialismo do século XXI, que defende a redução da desigualdade, mas não o marxismo

A Venezuela não é um país socialista e nem comunista. Apesar de ser governada por um partido de esquerda, o Partido Socialista Unificado Venezuelano, o país tem uma economia de mercado, com propriedade privada dos meios de produção.

O fato de ter um governo de esquerda e políticas de redistribuição de renda não constitui um país socialista, se não, todos os países do mundo seriam socialistas.

O governo venezuelano de Chavez e Maduro nunca prometeu uma transição socialista ou o comunismo, sempre defendendo políticas de melhora do capitalismo no país.

O fato de o governo venezuelano se opor aos Estados Unidos e outras potências capitalistas não o faz um país socialista. O Irã, um dos principais aliados internacionais do país, é uma teocracia capitalista que se opõe ao neoliberalismo dos Estados Unidos e Europa. Uma coisa não exclui a outra.

A Venezuela é capitalista?

Sim. Por ainda manter a propriedade privada de forma ampla na sua economia e não ter planos de eliminá-la de sua economia ou tornar sua economia 100% estatal. A Chevron, por exemplo, uma empresa capitalista de petróleo estadunidense, opera sem restrições em território da Venezuela. 

Um rígido controle do estado em alguns setores da economia - como  o petróleo ou o setor bancário, no exemplo venezuelano - não constitui uma economia socialista ou de transição.

Por que a economia da Venezuela sofre tanto?

O principal motivo para a quebradeira econômica da Venezuela está nas sanções econômicas impostas pelos EUA. Elas têm tido um impacto significativo na economia do país e na vida da população. As sanções têm como objetivo desestabilizar o governo de Nicolás Maduro e provocar a derrocada do regime.

As sanções têm contribuído para a disparada da inflação na Venezuela, tornando os preços dos produtos básicos inacessíveis para muitos venezuelanos

A escassez monetária dificulta a manutenção de recursos para serviços públicos e programas sociais, imobilizando o governo para fornecer serviços públicos e programas sociais para a população, afetando especialmente as camadas mais pobres.

A principal fonte de moeda estrangeira da Venezuela é o petróleo, e as sanções têm afetado a capacidade do país de vender seu petróleo no mercado internacional, só conseguindo comercializar com outros países sancionados, como Irã, Cuba, Coreia do Norte e Rússia.

Os EUA levantaram algumas sanções desde 2022 por conta da escassez de petróleo causada pela Guerra da Ucrânia, o que fez com que a Venezuela crescesse 13% no ano passado.

A Venezuela é uma ditadura?

Atualmente, a Venezuela é uma democracia representativa unicameral presidencialista, que se auto-denomina bolivariana, isto é, seguidora dos ideais de independência de Simon Bolívar.

Existem sérios debates sobre a qualidade da democracia representativa na Venezuela. Historicamente, país passou décadas sob controle de uma elite entreguista que vendeu os recursos naturais para, em especial, os Estados Unidos.

Em 1992, Hugo Chávez tentou uma derrubada violenta do estado venezuelano democrático de direito, mas foi preso e fracassou. Seis anos depois, ele sai da cadeia e vence eleições livres e democráticas, se tornando o primeiro governo de esquerda da história venezuelana.

Muro de campanha pede votos para Nicolás Maduro

Chávez é alvo de uma campanha de difamação da imprensa, da burguesia venezuelana e dos Estados Unidos, é alvo de uma tentativa de golpe de estado, mas mantém as eleições livres após isso e vence todas as que disputa de forma livre.

Desde que Maduro assumiu o poder, entretanto, críticos tem o acusado de fraudar as eleições e impedir que candidatos de oposição participem dos pleitos. Entre os opositores que são alvos do governo Maduro estão setores alinhados aos EUA - e que já planejaram diversos golpes de estado - e o Partido Comunista Venezuelano.

Parte dessas acusações são verdadeiras e outras são amplificadas para tentar desestabilizar o governo de Maduro, que convive com duras sanções econômicas que atrapalham o avanço da economia venezuelana.

Não existe resposta simples para a pergunta. A Venezuela mantém um sistema democrático eleitoral, mas possui problemas na qualidade dessa democracia representativa, o que faz com que muitos dos opositores do governo Maduro a qualifiquem como uma ditadura.

Quais países são comunistas?

Atualmente, todos os países socialista do mundo são governados pelo respectivo Partido Comunista do seu país, em um modelo de socialismo de mercado ou de socialismo puramente estatal. Alguns países com governos ou partidos que se autodenominam comunistas ou socialistas incluem:

  1. China: A República Popular da China é governada pelo Partido Comunista Chinês (PCC), mas a economia chinesa passou por reformas significativas nas últimas décadas, incorporando elementos do capitalismo de mercado com alto controle popular sobre a economia.
  2. Cuba: O Partido Comunista de Cuba (PCC) governa o país. Cuba mantém um sistema socialista com controle estatal sobre setores-chave da economia, mas também está passando por reformas econômicas graduais para permitir maior atividade econômica privada.
  3. Coreia do Norte: A Coreia do Norte é governada pelo Partido dos Trabalhadores da Coreia, que segue uma ideologia chamada "Juche". O país é frequentemente descrito como tendo um sistema socialista com um alto grau de centralização do poder estatal na economia
  4. Vietnã: O Partido Comunista do Vietnã governa o país. O Vietnã adotou reformas de mercado desde os anos 1980 e segue uma política de "Socialismo de Mercado" que combina elementos do socialismo com a economia de mercado.
  5. Laos: O Partido Popular Revolucionário do Laos governa o país. Laos é uma república socialista que mantém o controle estatal sobre a economia, mas também permite algum grau de atividade privada.