RÚSSIA

Putin fala pela primeira vez sobre a morte de Prigozhin em ‘acidente’ aéreo

Presidente russo, amplamente apontado como responsável pelo fim trágico do dono do grupo mercenário Wagner, quebrou o silêncio nesta quinta (24)

Créditos: Reprodução/Twitter Kremlin
Escrito en GLOBAL el

O presidente russo, Vladimir Putin, falou pela primeira vez nesta quinta-feira (24), numa mensagem gravada e transmitida pela TV estatal, sobre a morte do magnata Yevgeny Prigozhin, dono do grupo mercenário Wagner. O avião onde o bilionário estava caiu na tarde de quarta (23), numa região rural entre São Petersburgo e Moscou, colocando todas as suspeitas sobre a autoria de uma suposta ação de abate ou explosão da aeronave nas costas do chefe do Kremlin, que há dois meses se viu ameaçado por um motim liderado por Prigozhin e seus sicários.

Putin classificou Prigozhin como “um homem com um destino difícil” que “cometeu alguns erros sérios em sua vida”, mas admitindo que ele era “um empresário talentoso”. O mandatário russo não falou uma só palavra sobre ser o principal suspeito de ter derrubado o avião onde estavam o empresário e outros seis passageiros, além de três tripulantes.

“Ele alcançou os resultados necessários para si e no esforço conjunto que eu pedi que ele realizasse nos últimos meses”, disse ainda Putin, em referência às batalhas encampadas pelo grupo Wagner na Ucrânia, sobretudo na tomada da cidade de Bakhmut.

Por fim, o presidente da Rússia deu suas condolências à família de Prigozhin e aos familiares, “se houver trabalhadores da companhia Wagner, como indicam os dados preliminares”, também, assim como aos parentes dos pilotos e da comissária que morreram na queda. Ele ainda se comprometeu a realizar “uma investigação séria” sobre as causas da tragédia, mas disse acreditar que os resultados devem “levar algum tempo” para serem obtidos.