Uma explosão brutal mandou pelos ares três casas do pacato subúrbio da cidade de Plum, na Pensilvânia, nos EUA, na manhã de sábado (12), e deixou pelo menos cinco pessoas mortas. A assustadora ocorrência foi registrada por uma câmera de segurança de uma residência que fica nas imediações do local detonado.
As autoridades da área disseram que não podem afirmar exatamente o que se passou numa das casas, onde teria ocorrido a detonação, e que possivelmente as investigações vão durar meses, ou até mais de um ano, segundo o Steve Imbarlina, chefe adjunto dos serviços de emergência do condado de Allegheny, que acrescentou ainda que outras 12 pessoas ficaram feridas e estão sendo atendidas em hospitais da região.
Uma das primeiras suspeitas é de que a explosão possa ter relação com o serviço de gás encanado. A empresa responsável pelo fornecimento, a Peoples Natural Gas, por meio de uma nota emitida por seu presidente, Michael Huwar, afirmou que tudo corri dentro da normalidade na localidade até o momento da explosão e que uma equipe da companhia chegou em menos de 15 minutos ao local após a tragédia, suspendendo todo o fornecimento de gás naquele perímetro. A energia elétrica também foi cortada.
Os mortos, que não tiveram suas identidades reveladas pelas autoridades norte-americanas, seriam quatro adultos e um adolescente. Entre a dúzia de feridos há pessoas com condições leves, como entorses e pequenas fraturas, e outros com queimaduras graves.
As imagens aéreas registradas por um drone da emissora local WTAE circularam o mundo e revelam um enorme perímetro devastada, onde não sobrou nada de pé ou inteiro, apenas muitos destroços.
Veja o vídeo da explosão: