"PUBLIS" REGULAMENTADAS

França aprova lei que regulamenta publicidades de influencer nas redes sociais

A lei recebeu 342 aprovações no parlamento e prevê multa e pena de prisão para quem desobedecê-la

Influencers precisarão se adequar às novas regras.Créditos: Pixabay
Escrito en GLOBAL el

A França estabeleceu uma legislação para que influencers da internet sigam algumas regras ao fazerem conteúdos contendo publicidade em suas redes sociais. A medida, apresentada no Parlamento na quarta-feira passada (31/05), prevê quais produtos podem ser promovidos. 

A lei recebeu 342 aprovações e busca impedir a aplicação de golpes e de propaganda enganosa para o público. As condições da nova regulamentação são:

  • É proibida a promoção de serviços de apostas e jogos de azar;
  • É proibida a promoção de cirurgias estéticas e abstenção terapêutica;
  • É proibida a exibição de animais de posse proibida;
  • É proibida a promoção de produtos à base de nicotina;
  • É proibida a promoção de aplicações financeiras, como a criptomoeda.

A lei também determina que se houver edição ou tratamento nas imagens de produtos cosméticos ao promovê-lo, é necessário ser informado para o internauta. Quanto às comidas processadas, um aviso sobre a saúde precisa acompanhar a propaganda. 

Devido aos casos de pessoas que foram enganadas a partir da publicidade paga que os influencers realizam, a profissão perdeu credibilidade e o intuito é regularizar as práticas do marketing digital para que o torne um setor econômico mais aprimorado. 

“A melhor maneira de protegê-lo é definir uma estrutura e regras para que não haja aproveitadores, clandestinos, ou pessoas que possam tirar vantagens de certos consumidores”, disse o Ministro francês Bruno Le Maire, numa coletiva de imprensa de março deste ano.

Aos profissionais que não obedecerem as novas regras, uma multa de até R$ 1,5 milhão poderá ser aplicada, além de pena de até 2 anos de prisão e banimento das redes sociais. O Ministério da Economia da rança irá disponibilizar uma cartilha com as orientações necessárias para que os influencers digitais saibam como seguir a nova regulamentação.

Regras de publicidade das mídias sociais

A empresa Meta, responsável por redes sociais como o Facebook, Instagram e Whatsapp, possui um padrão para que as publicidades sejam realizadas nas plataformas. Além das políticas abordadas, a empresa também disponibiliza alguns apontamentos sobre cuidados de como fazer publicidade de determinados serviços ou produtos. 

As políticas de publicidade da Meta abordam os seguintes tópicos:

  • Proibição e indicação de como evitar envolver atributos pessoais;
  • Proibição e indicação de como evitar conteúdos sensacionalistas;
  • Covid-19 e orientações;
  • Criptomoedas;
  • Namoro;
  • Tratamento de dependência de drogas;
  • Jogos online e de azar;
  • Proibição de conteúdos sobre saúde pessoal e aparência que seja irreal;
  • Álcool;
  • Temas sociais, eleições ou política.