A França estabeleceu uma legislação para que influencers da internet sigam algumas regras ao fazerem conteúdos contendo publicidade em suas redes sociais. A medida, apresentada no Parlamento na quarta-feira passada (31/05), prevê quais produtos podem ser promovidos.
A lei recebeu 342 aprovações e busca impedir a aplicação de golpes e de propaganda enganosa para o público. As condições da nova regulamentação são:
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- É proibida a promoção de serviços de apostas e jogos de azar;
- É proibida a promoção de cirurgias estéticas e abstenção terapêutica;
- É proibida a exibição de animais de posse proibida;
- É proibida a promoção de produtos à base de nicotina;
- É proibida a promoção de aplicações financeiras, como a criptomoeda.
A lei também determina que se houver edição ou tratamento nas imagens de produtos cosméticos ao promovê-lo, é necessário ser informado para o internauta. Quanto às comidas processadas, um aviso sobre a saúde precisa acompanhar a propaganda.
Devido aos casos de pessoas que foram enganadas a partir da publicidade paga que os influencers realizam, a profissão perdeu credibilidade e o intuito é regularizar as práticas do marketing digital para que o torne um setor econômico mais aprimorado.
“A melhor maneira de protegê-lo é definir uma estrutura e regras para que não haja aproveitadores, clandestinos, ou pessoas que possam tirar vantagens de certos consumidores”, disse o Ministro francês Bruno Le Maire, numa coletiva de imprensa de março deste ano.
Aos profissionais que não obedecerem as novas regras, uma multa de até R$ 1,5 milhão poderá ser aplicada, além de pena de até 2 anos de prisão e banimento das redes sociais. O Ministério da Economia da rança irá disponibilizar uma cartilha com as orientações necessárias para que os influencers digitais saibam como seguir a nova regulamentação.
Regras de publicidade das mídias sociais
A empresa Meta, responsável por redes sociais como o Facebook, Instagram e Whatsapp, possui um padrão para que as publicidades sejam realizadas nas plataformas. Além das políticas abordadas, a empresa também disponibiliza alguns apontamentos sobre cuidados de como fazer publicidade de determinados serviços ou produtos.
As políticas de publicidade da Meta abordam os seguintes tópicos:
- Proibição e indicação de como evitar envolver atributos pessoais;
- Proibição e indicação de como evitar conteúdos sensacionalistas;
- Covid-19 e orientações;
- Criptomoedas;
- Namoro;
- Tratamento de dependência de drogas;
- Jogos online e de azar;
- Proibição de conteúdos sobre saúde pessoal e aparência que seja irreal;
- Álcool;
- Temas sociais, eleições ou política.