Uma van explodiu no centro da cidade de Milão, no norte da Itália, na manhã desta quinta-feira (11). O veículo, que carregava tubos de oxigênio, causou um incêndio nos carros próximos e nas casas da região, além de uma nuvem de fumaça assustadora.
Se metade da cidade acordava bem pelo derby della madonnina, onde a Internazionale venceu o Milan por 2 a 0 na Champions League, uma sensação de pânico irrompeu ao redor do centro com a explosão.
O medo de um atentado terrorista passou pela cabeça de boa parte dos milaneses. Mas não voltamos ao terror negro e nem às brigadas vermelhas dos anos 1970 - ou mesmo do terrorismo islamista que tem causado pânico nos europeus.
Dessa vez, foi um incêndio acidental no motor de uma van com tubos de oxigênio na rua Pierlombardi. Segundo a polícia italiana, não existem sinais de ataque terrorista.
As imagens, ainda assim, são assustadoras:
“Vi o fogo começar no compartimento do motor, depois afetou os cilindros de oxigênio que eu carregava. Parei para limitar os estragos, mas houve uma explosão”, disse o motorista da van em entrevista ao italiano La Repubblica.
O prefeito milanês Giuseppe Sala compareceu ao local e descartou a possibilidade de um ataque terrorista. "Podemos descartar um ataque ou algo parecido, é simplesmente uma van com cilindros de oxigênio. No momento, estou sendo informado de uma pessoa ferida, embora grave, que acredito é o motorista", completou.