Internautas que utilizam o Twitter foram surpreendidos, nesta segunda-feira (3), por uma mudança na logomarca da rede social: o tradicional pássaro azul foi substituído pela imagem de um cachorro de um meme viral.
Muitos, além de achar engraçado, têm se perguntado o porquê o multibilionário Elon Musk, dono do Twitter, resolveu fazer a mudança. A primeira tese é que trata-se de mais uma "zoeira" do empresário, que tem por hábito tomar decisões aparentemente sem sentido e postar conteúdo supérfluo.
A troca da logomarca, entretanto, pode ter um motivo maior. O meme do cachorro é, atualmente, o símbolo Dogecoin, uma criptomoeda (moeda virtual) criada em 2013, inicialmente, como uma brincadeira.
Musk é um assíduo divulgador da criptomoeda em questão e sofre um processo, desde 2022, movido por um investidor que o acusa de promover um esquema de pirâmide, através de publicações no Twitter, que fez o preço da moeda virtual inflacionar e depois desabar, o que prejudicou inúmeras pessoas.
Nesta segunda-feira, após o símbolo do pássaro azul dar lugar à imagem do cachorro na rede social, a cotação da Dogecoin começou a aumentar e seu valor subiu de cerca de 8 para 10 centavos de dólar (uma alta de 27% por volta das 16h30 no horário de Brasília).
"Como prometido"
Através de seu perfil no Twitter, Elon Musk publicou prints de uma conversa antiga que teve com o seguidor que sugeriu a mudança da logo da rede social pelo meme do cachorro.
"Apenas compre o Twitter e mude o logo do pássaro para o do doge", disse o internauta em 2022, antes do bilionário efetivas a compra da rede social.
"Como prometido", escreveu Musk ao divulgar a conversa nesta segunda-feira.