MESMO IDIOMA?

VÍDEO: A fala do primeiro-ministro de Portugal sobre o "sotaque brasileiro" que irritou portugueses

António Costa celebrou o fato de Portugal e Brasil falarem a mesma língua, mas tocou num ponto que provocou descontentamento entre seus compatriotas

Lula e o primeiro-ministro português António Costa.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

Em discurso no Fórum Empresarial Portugal-Brasil em Lisboa, nesta segunda-feira (24), o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, fez uma declaração que vem irritando alguns portugueses nas redes sociais. 

Costa participou do evento que fez parte da agenda do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e, em dado momento, comentou sobre a língua portuguesa e o "sotaque brasileiro". Segundo o primeiro-ministro, os portugueses teriam vontade de falar o idioma ao estilo brasileiro. 

"Temos a vantagem de falarmos a mesma língua, ainda que com o sotaque diferente. Mas as novelas brasileiras têm nos permitido compreender o sotaque brasileiro. E até dizer com toda a franqueza: o que temos mesmo pena é não falarmos com o vosso sotaque", disparou António Costa, se dirigindo aos brasileiros presentes no evento. 

A declaração provocou inúmeras reações negativas de portugueses nas redes sociais. "Consideramos pouco digna a bajulação a Lula da Silva. Ver Marcelo a discursar com sotaque brasileiro ou António Costa a dizer que gostaríamos de ter esse mesmo sotaque, para além de condecorações injustificadas, dá-nos uma sensação de vergonha. Mais respeito pela NOSSA HISTÓRIA", escreveu, por exemplo, um perfil ligado à direita portuguesa no Twitter. 

"Alguém diga ao António Costa, que ao contrário dele, eu não tenho pena nenhuma de não falar Português com sotaque do Brasil!", disse um outro internauta do país europeu, em meio a inúmeros outros comentários do tipo.  

Assista à cena