O Papa Francisco terá de ficar vários dias internado no Hospital Gemelli, em Roma, na Itália. O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, divulgou a informação e disse que o problema do pontífice é uma “infecção respiratória”.
Horas antes do anúncio, a Santa Sé havia dito que Francisco, de 86 anos, seria hospitalizado para realizar exames previamente programados, sem, no entanto, fornecer mais detalhes sobre o problema.
Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.
Exames médicos “evidenciaram uma infecção respiratória (excluída a Covid-19), que exigirá vários dias de tratamento médico hospitalar adequado”, destacou a nota do porta-voz.
A saúde do papa vem provocando preocupação nos últimos meses. Ele apresenta problemas que dificultam sua locomoção e o fizeram cancelar inúmeros compromissos.
Antes da confirmação do Vaticano, o jornal italiano Corriere della Sera noticiou que, segundo relatos do hospital, Francisco chegou de ambulância e "teve problemas cardíacos e respiratórios".
O mesmo periódico divulgou que o papa sentiu dores no peito depois da audiência geral, realizada na Praça de São Pedro, e o enfermeiro pessoal o aconselhou, "por prudência", a realizar exames.
Papa tem problemas antigos de saúde
Francisco teve parte de um pulmão removido quando era jovem, em consequência de uma infeção respiratória. Em 2021, ele passou dez dias no Hospital Gemelli, após a cirurgia para estreitamento intestinal, que incluiu a remoção de 33 centímetros do seu cólon.