Jayati Ghost, uma das economistas desenvolvimentistas mais reconhecidas do planeta, fez duras críticas à política econômica brasileira, que ela chamou de “masoquista”, por manter seus juros tão altos e empreender esforços pelo superavit primário.
A economista, que é professora de Economia na Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Délhi, Secretaria Executiva da International Development Economics Associates (Ideas), e membro da Comissão Independente pela Reforma Tributária de Corporações Internacionais, afirmou em entrevista à Globo News que o Brasil tem uma situação econômica confortável, com baixo endividamento externo, baixa inflação, grandes reservas internacionais.
Te podría interesar
“Meu Deus, precisamos ter superavit primário. Por quê? E juros tão altos. Por quê? Isso não faz sentido”, afirmou.
Ela também disse que o Brasil faz uma política masoquista que inflige um ‘autoflagelo’, já que esse modelo impede o investimento.
Te podría interesar
"Sem ter dívida líquida externa, tendo dívida interna baixa e sem ter exigências do FMI, se autoimpõe a tarefa de gerar superávits primários em meio a tantas demandas sociais e à necessidade de elevar o investimento público", afirmou a economista sobre o Brasil.
Veja trecho da entrevista de Jayati Ghost a Marcelo Lins, da GloboNews: