BRASIL NO MUNDO

Confirmado: com Lula, Brasil volta à cúpula do G7 após 4 anos

Primeiro-ministro do Japão, onde será realizada a conferência em maio, convidou Lula para participar do encontro, algo que não aconteceu durante todo o governo Bolsonaro

Lula e Joe Biden nos EUA.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

Após 4 anos de obscurantismo diplomático do governo Bolsonaro, o Brasil está de volta ao cenário internacional e, em maio, participará da cúpula do G7, grupo composto pelas maiores economias do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido). 

Nesta quarta-feira (22), o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, anunciou que o primeiro-ministro de seu país, Fumio Kishida, convidará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da cúpula, a ser realizada em maio na cidade de Hiroshima. 

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://bit.ly/doc8dejaneiro e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br

O G7 convida para a reunião apenas líderes que tenham relevância no cenário mundial. O Brasil não participava de uma cúpula do grupo desde 2018. Em 2019, 2020 e 2022 o governo brasileiro não foi convidado para participar do encontro por nenhum país membro. Já em 2021, Jair Bolsonaro disse que foi convidado pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas o evento foi cancelado por causa da pandemia do coronavírus. 

"Bem-vindo ao #G7, #Brasil ! O Primeiro-Ministro do #Japão anunciou que convidará o Presidente Lula para a Cúpula do G7 em Hiroshima, em maio. É essencial que o Japão coopere com o Brasil em questões globais, como mudança climática, saúde e desenvolvimento", disse o embaixador japonês.