PELO FIM DA GUERRA

Mensageiro da paz: Lula faz videochamada com Zelensky, presidente da Ucrânia

Chefe de Estado brasileiro está empenhado em encontrar uma solução que ponha fim à guerra que ocorre na Europa. Veja o que foi tratado na conversa

Presidentes Lula e Volodymyr Zelensky.Créditos: Ricardo Stuckert e YouTube
Escrito en GLOBAL el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma chamada de vídeo nesta quinta-feira (2) com seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky. Em seu perfil oficial no Twitter, o chefe de Estado brasileiro informou que deixou claro ao representante de Kiev que estará empenhado a todo momento em conversar com qualquer liderança internacional nos esforços para construir a paz entre Ucrânia e Rússia, cuja guerra devastadora já se arrasta há um ano.

“Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém”, escreveu Lula.

O Palácio do Planalto informou que durante o diálogo Lula deixou expresso que “defende a unidade territorial da Ucrânia”, argumentando que tal posição ficou clara com o voto do país na ONU durante a aprovação de uma resolução que versava sobre o assunto.

Ainda em relação à cooperação multilateral para pôr fim à guerra, o brasileiro disse ao presidente ucraniano que já conversou com os líderes de França, EUA e Alemanha e que em breve tratará disso com Xi Jinping, na visita que fará à Rússia, e também com Vladimir Putin, o mandatário russo.

Mensageiro da paz

Figura altamente reconhecida na comunidade internacional como pacifista e dada ao diálogo entre as nações, Lula nunca escondeu seu desejo de participar de uma iniciativa que ponha fim à guerra entre Ucrânia e Rússia. Desde sua posse já existia um pedido do presidente ucraniano para uma conversa com o mandatário brasileiro. A oferta ganhou corpo depois de uma reunião realizada em meados de fevereiro na qual estiveram presentes os chanceleres dos dois países.

Além disso, em abril, o chanceler russo, Sergei Lavrov, deve fazer uma visita ao país. O Kremlin informou na última semana, por meio de um pronunciamento do vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, dado à agência Tass, de que a proposta enviada por Lula está sendo considerada e analisada por Moscou, em que pese a retórica russa de construir a paz com base “na evolução da situação no terreno”, ou seja, levando em consideração os avanços ou retrocessos das tropas russas no território ucraniano.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar