EITA!

VÍDEO: Afinal, houve uma chuva de vermes na China ou não?

Inúmeros registros circulam nas redes nos últimos dias e mostram ruas e carros cobertos por, aparentemente, “lombrigas”. Entenda o que pode ser o fenômeno

Carros cobertos de "vermes" na China.Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Nos últimos dias praticamente não houve quem não topasse com uma notícia pra lá de estranha nas redes sociais e em alguns veículos de imprensa do exterior. As manchetes davam conta de uma suposta chuva de vermes em cidades da província de Liaoning, no Nordeste da China, acompanhadas de vídeos e fotos de ruas e carros cobertos por pequenas “coisinhas” parecidas com lombrigas, ou minhocas.

As imagens realmente impressionam e deixaram um significativo nojo nos mais sensíveis, no entanto, depois de tanto tempo circulando nas redes e no noticiário, o governo chinês não se pronunciou formalmente sobre o que seria aquele fenômeno e qual seria sua origem.

A partir daí, veículos de comunicação de todo o mundo passaram procurar moradores da região, ou até especialistas, para saber o que estaria por trás de tal ocorrência. As opiniões se dividiram entre os que realmente afirmavam serem aquelas “coisas” pequenos vermes, enquanto outros atribuíam outra explicação para as imagens assustadoras.

Um antigo perfil que produzia conteúdo científico para a internet, o Mother Nature Network, explicou que, de fato, aquelas “coisas” eram vermes e que eles poderiam ter sido transportados por fortes ventos ou tempestades, quando há a ocorrência de redemoinhos, fazendo com que caísse, ou “chovessem”, naqueles locais mostrados nos vídeos.

Já os moradores da região de Liaoning correram para as redes para desmascarar o que eles chamam de farsa ou, na linguagem da internet, de fake news. De acordo com esses cidadãos chineses que presenciaram o “fenômeno”, os tais “vermes” não passam de flores de álamo, uma árvore de médio e grande porte, comum na região, cuja inflorescência tem formato de pequenas espigas, que caem durante essa época do ano e que ficam pesadas e despencam com mais facilidade com a chuva.

Veja os vídeos e as fotos: