MÚMIA

Peruano é flagrado com múmia no cooler: “é como minha namorada espiritual"

Múmia estava ilegalmente em posse da família e era chamada carinhosamente de “Juanita”; rapaz ainda teve uma surpresa durante apreensão

A múmia encontrada no Peru.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en GLOBAL el

Um peruano de 26 anos foi flagrado pelas autoridades locais com uma múmia pré-hispânica que estava em sua mochila de entrega de delivery. O caso ocorreu na cidade de Puno, no sul do país.

De acordo com as investigações, os restos mortais, datados de 600 a 800 anos, eram guardados irregularmente há pelo menos 30 anos pela família do rapaz.

Julio César Bermejo, que foi detido durante investigação do Ministério Público, afirmou à polícia: "Em casa, ela fica no meu quarto e dorme comigo. Eu cuido dela e a mantenho. Ela é como minha namorada espiritual”.

Juanita é Juan

Ele disse ainda que a múmia, a quem chama "carinhosamente" de Juanita, foi adquirida por seu pai, em condições ainda não esclarecidas. "Ele pegou [a múmia] de um policial e depois se apegou a ela".

Um especialista do ministério da Cultura do Peru que analisou a múmia afirma que não se trata de Juanita, mas sim de Juan, já que se trata de um homem que teria morrido em torno dos 45 anos. O ministério informou ainda que os restos mortais são um bem cultural pré-hispânico e identificados como partes de um indivíduo masculino adulto mumificado, que morava provavelmente na zona leste de Puno, região nos Andes peruanos, a cerca de 1.300 km da capital, Lima.

O sujeito negou ter tentado vender a múmia e disse que a transportava na mochila térmica porque seus amigos queriam vê-la antes que fosse doada a um museu.

"Se me comporto mal, ela me castiga, puxa meu pé", disse, acrescentando que a múmia "transmite energia".

Com informações da AFP

Temas