A emissora árabe Al Jazeera fez o que o jornalismo deve fazer quando um lado diz que está chovendo e o ouro diz que não. Foi à rua. No caso, investigar se as alegações de Israel para bombardear hospitais tinha fundamento.
Segundo Israel, sob os hospitais de Gaza há túneis por onde se movimentam os soldados do Hamas. Aliás, para Israel há homens do Hamas escondidos em todos os cantos de Gaza, pois a área está sendo inteiramente destruída por ataques por terra, mar e ar.
No entanto, pesquisando sobre imagens divulgadas por Israel que provariam a existência de um túnel sob o Qatari Hospital, recorrendo a vídeos da época de sua construção e a engenheiros responsáveis pelas obras, a reportagem concluiu que não há nem nunca houve túneis debaixo dele.
O buraco que as Forças Armadas de Israel apontam como sendo uma porta de entrada por onde os homens do Hamas desceriam para os subterrâneos é e sempre foi o reservatório de água do hospital.
Mas, como sempre acontece quando uma farsa é desmascarada, outra ocupará o lugar, simplesmente porque Israel não vai deixar de bombardear Gaza e culpar os "terroristas do Hamas" por isso.
Logo veremos afirmações de que eles estão num andar do hospital ou numa ala ou disfarçados de pacientes como desculpa para continuarem os bombardeios.
Aqui a reportagem da Al Jazeera.
???????? Um trabalho investigativo da Al Jazeera revelou aquilo que já muitos sabiam: a alegação do exército israelita de que existiria sob os hospitais de Gaza uma rede de túneis do Hamas era mais uma bizarra mentira para justificar a campanha de bombardeamentos que provocaram o… pic.twitter.com/vp73ynzb80 — geopol.pt (@GeopolPt) November 7, 2023
Leia mais postagens e crônicas de Antonio Mello aqui na Fórum e no Blog do Mello.
PIX para o autor: blogdomello@gmail.com