ATO EXTREMO

Reino Unido bane oficialmente cigarro em nova lei polêmica

Rei Charles III confirmou nesta terça (7), durante seu discurso no parlamento, que medida impedirá grupos nascidos a partir de uma data de comprar tabaco. Entenda

Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O rei Charles III, do Reino Unido, confirmou nesta terça-feira (7), durante seu discurso ao parlamento, a promulgação de uma lei polêmica que, se de fato for levada a cabo, seria revolucionária no combate ao tabagismo. Chamada de Lei do Tabaco e Vapes, a medida estabelece que pessoas nascidas depois de 2009 nunca poderão comprar legalmente cigarros e seus derivados no país, em qualquer idade, para o resto de suas vidas.

“Meu governo introduzirá uma legislação para criar uma geração livre de fumo, restringindo a venda de tabaco, para que crianças atualmente com quatorze anos ou menos nunca possam comprar cigarros, restringindo também a comercialização de cigarros eletrônicos”, disse o monarca.

Rishi Sunak, o primeiro-ministro, afirmou que a medida significaria que “um cigarro hoje nunca será vendido legalmente a um jovem de 14 anos e que ele e sua geração poderão crescer sem fumar”. Esta política significaria, na prática, que qualquer pessoa nascida após 1 de janeiro de 2009 nunca poderia adquirir tabaco no Reino Unido, o que se configura como uma tentativa ousada e inovador de se eliminar gradualmente esses produtos para as próximas gerações.

Em relação à “proibição”, Sunak falou que “fumar não será criminalizado”. A medida implantada pelos britânicos, segundo levantamentos realizados, espera reduzir para um máximo de 1,7 milhão de pessoas fumando no país até 2075. No caso dos jovens, usando esse modelo, o tabagismo já seria eliminado no grupo etário a partir de 2040.