AGENDA INTERNACIONAL

O que Lula conversou com Mohammed bin Salman, príncipe da Arábia Saudita que deu joias a Bolsonaro

Presidente brasileiro, que em junho havia cancelado jantar com o mandatário árabe, inicia giro pelo Oriente Médio para participar da da COP 28 em Dubai

Lula e Mohammed bin Salman Al Saud, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita.Créditos: Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na manhã desta terça-feira (28) em Riade, capital da Arábia Saudita, para dar início um giro pelo Oriente Médio, com destaque para a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a partir da próxima quinta-feira (30). 

A primeira agenda de Lula foi um encontro com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud. Houve uma reunião ampliada, com a presença de ministros, na qual foi discutida a ampliação de parcerias comerciais e investimentos entre os dois países, e uma privada, ocasião em que Lula e bin Salman conversaram também sobre questões geopolíticas, como o conflito entre Israel e Hamas e a libertação de reféns e prisioneiros israelenses e palestinos. 

"Me reuni com Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita. Conversamos sobre investimentos sauditas no Brasil em diversos setores, e sobre o potencial de exportações brasileiras", disse Lula ao divulgar uma foto com o chefe de Estado árabe. 

O diálogo representa um fortalecimento das relações entre Brasil e Arábia Saudita, país que recentemente passou a integrar os BRICS. 

Logo após desembarcar em Riade e pouco antes do encontro com o príncipe herdeiro, Lula afirmou que seu foco no país seria apresentar projetos para investimentos no Brasil em áreas de infraestrutura e na indústria.

“Chegando na Arábia Saudita, nosso primeiro destino nesta visita ao Oriente Médio, para reuniões com o chefe de Estado e de empresários brasileiros e sauditas. Vamos apresentar projetos de investimento o Brasil e aumentar as relações comerciais e de parceria entre nossos países nos setores de energia, agricultura e também na indústria. Também vamos apresentar os projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para investimentos em infraestrutura”, declarou. 

Após a agenda na capital da Arábia Saudita, a comitiva presidencial brasileira está pronta para seguir rumo a Doha, no Catar. O próximo destaque será a participação de Lula na cerimônia de abertura da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontecerá em Dubai ao longo da semana.

Os compromissos do presidente e de seus ministros não param por aí. A etapa final dessa série de compromissos internacionais incluirá uma visita à Alemanha, onde estão agendadas reuniões de trabalho. Lula tem encontros marcados com figuras-chave, incluindo a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, o chanceler Olaf Scholz e o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier.

Lula, o príncipe e as joias dadas a Bolsonaro

Em junho deste ano, durante um giro pela Europa, Lula desmarcou, nas últimas horas, sua ida a um jantar oferecido por Mohamed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita que em 2021 enviou as joias milionárias por meio de uma comitiva do Ministério de Minas e Energia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que tentou incorporá-las de forma irregular ao seu acervo pessoal.

O jantar da noite seria o último compromisso do petista em solo francês naquela ocasião antes do retorno ao Brasil. Oficialmente, Lula alegou cansaço diante das intensas agendas na Europa para cancelar o encontro com o príncipe. Nos bastidores, se aventou que o jantar foi desmarcado para evitar constrangimentos diante das notícias sobre as investigações relacionadas às joias que Bolsonaro tentou se apropriar.