Após várias operações de repatriação em Israel, o governo brasileiro resgatou com sucesso 32 brasileiros que estavam na Cisjordânia, território palestino que está sob ataques das forças militares do Estado de Israel. Outro grupo com 34 brasileiros ainda aguardam autorização do governo do Egito para serem repatriados na Faixa de Gaza, epicentro do massacre que vem sendo promovido pelos israelenses.
O grupo que estava na Cisjordânia deixou o Oriente Médio na quarta-feira (2) e chegou ao Brasil na manhã desta quinta-feira a bordo da aeronave VC-2 (Embraer 190), cedida pela presidência da República. O avião fez uma primeira parada em Recife (PE), onde foi oferecido um café da manhã e seis passageiros desembarcaram. As demais famílias seguiram viagem até Brasília (DF) e, de lá, embarcaram em outras aeronaves para seus destinos finais: Foz do Iguaçu (oito pessoas), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Rio de Janeiro (três), Curitiba (dois), Goiânia (dois) e Porto Alegre (um).
Te podría interesar
Abla Aziz, uma brasileiras repatriadas da Cisjordânia, clamou por paz ao desembarcar e relatou a situação tensa na regiã em que estava: "Para se locomover de uma região para outra estava bem difícil, com pessoas armadas".
Os repatriados desembarcaram mostrando bandeiras do Brasil e da Palestina, expressando alívio e gratidão por terem aterrissado em solo brasileiro com segurança.
"Eu estou livre agora. Muito obrigado Brasil, muito obrigado FAB, muito obrigado presidente Lula", declarou Nazmieh Mohamed, de 72 anos. A mulher, entretanto, disse estar preocupada com os brasileiros que permanecem na Faixa de Gaza em meio ao conflito. "Tem muito brasileiro na Faixa de Gaza e ninguém está seguro lá", lamentou.
Através das redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva compartilhou um vídeo que mostra a chegada dos brasileiros e escreveu:
"Mais uma etapa da operação Voltando em Paz foi concluída. Os passageiros que estavam na Cisjordânia, na Palestina, foram repatriados e já estão em solo brasileiro. Os esforços do governo federal continuam para trazer os brasileiros que estão na Faixa de Gaza, bem como para que o cessar-fogo aconteça de um vez por todas"
Confira:
Veja fotos da chegada dos brasileiros repatriados ao Brasil