O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu o tom contra Israel nesta segunda-feira (13), num evento realizado no Palácio do Planalto sobre a atualização da Lei de Cotas, e colocou as ações perpetradas pelo Estado judeu contra civis na Faixa de Gaza como “tão graves quanto o ato terrorista do grupo Hamas”, acrescentando ainda que o governo do premiê de extrema direita Benjamin Netanyahu mata deliberadamente inocentes.
“A quantidade de mulheres e crianças que já morreram, de crianças desaparecidas, a gente não tem conhecimento em outra guerra. Depois do ato de terrorismo do Hamas, a solução do Estado de Israel é tão grave quanto foi o ato do Hamas, porque eles estão matando inocentes sem nenhum critério”, disse o presidente brasileiro.
Te podría interesar
Lula apontou ainda os ataques com mísseis disparados de caças supersônicos das IDF (Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês) contra locais essencialmente civis, assim como os de ajuda humanitária, para os quais Israel usaria como desculpa a presença de integrantes do Hamas, resultando invariavelmente no massacre de mulheres e crianças.
“Israel joga bomba onde tem criança, onde tem hospital, a pretexto de que um terrorista está lá, não tem explicação”, acrescentou o chefe de Estado.
Após finalmente resolver o imbróglio imposto por Tel Aviv para que os 34 cidadãos brasileiros residentes na Faixa de Gaza pudessem deixar o território palestino sob ataca, Lula se comprometeu a ir nesta noite à Base Aérea de Brasília para recepcionar os compatriotas, que estão neste momento voando do Cairo, no Egito, para o Brasil num avião da Presidência da República.
Assista ao vídeo: