TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO

VÍDEO: Polícia de Israel espanca judeus ultraortodoxos, grupo contrário à guerra

Setor mais religioso é contra também a existência de um Estado Judeu. Violência gratuita tem se espalhado por todo o país e mira aqueles insatisfeitos com ação que massacra Gaza

Policiais israelenses agridem judeus ultraortodoxos contrários ao massacre em Gaza.Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

A Polícia de Israel foi flagrada em um vídeo agredindo de forma brutal um grupo de judeus ortodoxos, os chamados haredim, no bairro de Mea Shearim, em Jerusalém. Os haredim (plural de haredi) são os setores mais religiosos do judaísmo, que são veementemente contrários ao sionismo (a exigência inegociável de um estado judeu para o povo exclusivamente judeu onde está hoje instalado Israel), assim como a qualquer iniciativa militar.

Segundo o jornal Times of Israel, pelas ruas de Mea Shearim surgiram pichações nos últimos dias criticando o massacre empreendido pelo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que já deixou mais de 8.500 palestinos mortos na Faixa de Gaza, sendo quase metade deles crianças. Há ainda a colocação de bandeiras da Palestina, uma vez que os haredim acreditam numa convivência pacífica possível com árabes, o que já ocorria em Jerusalém muito antes da fundação oficial do Estado de Israel, em 1948.

Nas cenas gravadas, um polícia de grande compleição física passa uma rasteira covarde num jovem usando as vestes típicas dos ultraortodoxos. Quando os demais haredim tentam reagir ao golpe, a tropa policial sai batendo violentamente em todos. Um senhor de idade recebe várias pancadas, inclusive um forte tapa no rosto.

Veja a cena de agressão gratuita: