Em Makhachkala, capital do Daguestão, na Rússia, uma multidão pulou o muro do aeroporto em busca de "refugiados" vindos de Israel.
Eles cercaram um avião da empresa Red Wing, vindo de Tel Aviv, mas não conseguiram entrar.
Te podría interesar
Dois vôos domésticos tiveram de ser desviados.
A região, na margem do Rio Cáspio, é majoritariamente muçulmana.
Te podría interesar
O incidente aconteceu depois que uma conta do Telegram, de nome Utro Dagestan, disseminou fake news sobre a chegada de refugiados de Israel.
Os manifestantes, alguns com bandeiras da Palestina, pularam os muros, invadiram a pista de pouso e o saguão do aeroporto em busca dos "refugiados".
CAPITAL DAS FAKE NEWS
Uma tropa de choque foi chamada para controlar a multidão.
O líder local, Sergey Melikov, disse:
Extremistas administrados por inimigos da Rússia, longe do Daguestão e ainda mais longe do Islã, espalham apelos aos quais, infelizmente, certos cabeças-quentes respondem
No passado, multidões já se formaram na mesma cidade para protestar contra falsas notícias de recrutamento de moradores do Daguestão para lutar na guerra contra a Ucrânia.
De acordo com o Russia Today, dias atrás uma multidão foi a um hotel de Khasavyurt, cidade no interior do Daguestão, em busca de "refugiados judeus" que nunca estiveram lá.
In ???? Makhachkala, locals storm the airport after a plane from Tel-Aviv arrives. They check passports, looking for Israelis. The police don’t interfere. #Israel #IsraelPalestine pic.twitter.com/2mnTBiq1kK — olexander scherba???? (@olex_scherba) October 29, 2023
Mobs break into the Makhachkala airport, in Russia’s north Caucasus, looking to lynch Jews after rumors spread about the arrival of Jewish refugees from Israel. pic.twitter.com/stMvyqNUqv — Yaroslav Trofimov (@yarotrof) October 29, 2023