Uma cena muito curiosa foi registrada em Bali, na Indonésia. Foi no templo de Uluwatu, um dos locais mais visitados de um dos principais pontos turísticos do país, que macacos decidiram começar a "sequestrar" os celulares dos transeuntes em troca de comida.
Quem já viajou pelo sul e sudeste asiático já passou por situações parecidas ou viu cenas similares em países como Índia, Tailândia, Malásia, Sri Lanka e, claro, Indonésia.
Te podría interesar
A cena gravada reforça um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Lethbridge, no Canadá, e a Universidade de Udayana, na Indonésia, estudaram o comportamento dos macacos no Templo de Uluwatu, em Bali, no mesmo local em que o vídeo foi gravado.
Segundo os pesquisadores, após observar mais de 200 cenas do "crime", os primatas descobriram como executar um esquema de resgate de turistas visitantes, roubando objetos de valor como óculos, chapéus, câmeras e até telefones celulares.
Te podría interesar
Este comportamento é aprendido socialmente e tem sido mantido através de gerações de macacos durante pelo menos 30 anos nesta população. Os macacos são inteligentes o suficiente para perceber qual item é caro o suficiente para ser saqueado como resgate.
Confira o vídeo que viralizou nas redes sociais:
O comportamento desses símios não é exclusivo dessa região. Estudos da Universidade de Yale também registraram posturas comuns em primatas de Porto Rico, no Caribe.