FINALMENTE

Ajuda humanitária cruza a fronteira e chega à Faixa de Gaza

Apenas 20 caminhões foram autorizados a atravessar a passagem de Rafah, na linha que limita o território com o Egito. Veja detalhes da operação

Caminhões com ajuda humanitária entram na Faixa de Gaza.Créditos: YouTube/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Nas primeiras horas da manhã deste sábado (21), os primeiros 20 caminhões com ajuda humanitária atravessaram a fronteira da Faixa de Gaza com o Egito, na passagem de Rafah, e finalmente puderam levar ao destino final algumas toneladas de ajuda humanitária ao povo palestino que vive no território, sob intenso bombardeio por parte das IDF (Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês), iniciado a partir dos ataques realizados pelo grupo Hamas no dia 7 deste mês.

O comboio que entrou na zona em conflito é apenas uma pequena parte da fila de mais de 100 caminhões que aguarda para cruzar a fronteira e levar toneladas de alimentos, medicamentos e outros insumos médicos. Os veículos pesados passaram pelo controle limítrofe do território palestino com grandes bandeiras egípcias presas às cabines.

Por volta das 10h no horário local (4h no horário de Brasília), a Embaixada dos EUA no Cairo revelou que em minutos se iniciaria o acesso dos primeiros caminhões, ocasião em que as redes de televisão árabes passaram a transmitir imagens ao vivo da fronteira com os suprimentos finalmente sendo destinados aos mais de 2,2 milhões de palestinos que vivem o horror de bombardeios inclementes 24 horas por dia.

A expectativa é que nas próximas horas também comece a passagem dos cidadãos estrangeiros que estão na Faixa de Gaza para o território egípcio, que se ensaia já há uma semana. Entre as milhares de pessoas que se encontram na fronteira tentando escapar do morticínio promovido por Israel estão 29 cidadãos brasileiros.