As autoridades francesas fecharam seis aeroportos nessa quarta-feira (18) após uma ameaça de bomba enviada por pessoas ligadas ao Estado Islâmico (ISIS).
Desde sexta-feira (13), o país tem vivido um estado de alerta por conta de um ataque terrorista contra um professor em uma escola em Arras, no norte do país. O responsável pelo atentado teria ligação ao local. Não existe nenhuma conexão aparente entre o ataque e a guerra entre Israel e Palestina.
Dessa vez, os aeroportos de Lyon-Bron, Toulouse, Nice, Beauvais e Nantes foram fechados por conta de ameaças de bomba enviados por terroristas.
Em Nice, que abriga um aeroporto internacional, foi encontrada uma mala suspeita vazia, "o que é frequente, mas exige isolar a área. Tudo já voltou ao normal".
As ameaças foram enviadas por e-mail e davam detalhes sobre os ataques, que não aconteceram. O mesmo ocorreu no sábado, o museu do Louvre foi evacuado e, no mesmo dia, o palácio de Versalhes também teve de ser evacuado.
O atentado em Arras foi comandado por Mohammed Mogouchkov, um jovem russo ligado ao Estado Islâmico. Ele já foi preso e será processado pelo crime de terrorismo pela procuradoria especial sobre o tema.