CLIMÃO

Guga Chacra desmente Pontual e cria constrangimento na Globo News

Climão ocorreu quando Chacra questionou a narrativa oficial israelense sobre população civil de Gaza

Guga Chacra e Jorge Pontual.Climão ocrreu em entrevista na GloboNewsCréditos: Reprodução/Globonews
Escrito en GLOBAL el

Uma cena constrangedora ocorreu na Globo News após o jornalista Guga Chacra - que não é um dos maiores defensores da causa palestina no mundo - desmentir a versão de Jorge Pontual sobre os civis em Gaza de maneira contundente.

Pontual, que tem defendido o morticínio de palestinos com uma invasão terrestre a Gaza, replicou a narrativa oficial dos estadunidenses e israelenses afirmando que o Hamas usa os civis palestinos como "escudo humano".

"O presidente Biden agora há pouco falou que a população palestina de Gaza é usada como escudo humano pelo Hamas. A gente sabe que isso é um crime de guerra", disse Pontual. "Em que medida você acha que, de fato, a população de Gaza é usada como escudo humano e que, portanto, todas essas mortes de civis palestinos, que já são mais de 2 mil, são culpa do Hamas e não de Israel?", insinuou o jornalista.

Guga Chacra, que é um forte crítico da resistência palestina, rebateu Pontual. "Eu não estou em Gaza, eu não estou cobrindo o conflito in loco.O que a gente tem como jornalista é que o governo Biden diz que o Hamas usa palestinos como escudos humanos, que Israel também diz isso. Mas grupos como, por exemplo, a Cruz Vermelha Internacional, Médicos Sem Fronteiras, não negam que em alguns casos usam, mas negam que, por exemplo, estejam usando hospitais nesse momento como escudos humanos", disse o jornalista.

"O que eu posso falar é que quando eu fui a Gaza, e aí foi uma outra guerra, não estou falando dessa, em 2009 eu vi muita destruição de áreas civis, eu entrevistei muitas pessoas que perderam familiares, pessoas que não tinham absolutamente nada com o Hamas", disse Chacra.

O jornalista e comentarista da GloboNews relembrou bombardeios de Israel contra áreas civis que não eram utilizadas pelo Hezbollah durante a Guerra do Líbano de 2006.

"Em 2006, por exemplo, na guerra entre Israel e o Hezbollah, eu estive no Líbano também, depois da guerra, e eu sei, conhecendo bem a geografia do Líbano, que áreas cristãs e sunitas, que são adversários naturais do Hezbollah, foram bombardeadas, inclusive a vila dos meus avós, que não tem população xiita e não tem presença do Hezbollah", disse Chacra.

"O que a gente tem é que passar as informações como um todo, Pontual", cutucou o comentarista.

O âncora do programa rapidamente chamou um intervalo e interrompeu a discussão. Confira vídeo: