O chanceler alemão, Olaf Scholz, chegou ao Palácio do Planalto, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (30), onde se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reunião, que ocorre no momento em que esta matéria é publicada, faz parte de uma visita oficial do governo da Alemanha ao Brasil e também conta com a presença de empresários e diplomatas de ambos países.
Segundo nota oficial da Embaixada da Alemanha, a viagem contempla também visitas a Argentina e ao Chile em um movimento do governo alemão de valorizar suas relações com a América do Sul. Já da parte brasileira, o encontro acontece dias depois do presidente voltar ao país de visitas a Argentina e ao Uruguai, em um contexto de retomada das políticas de relações internacionais, fragilizadas após 4 anos de governo Bolsonaro.
“Hoje recebo o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. Vamos trabalhar para retomar uma relação de amizade e cooperação entre nossos países para o desenvolvimento sustentável, investimentos e geração de empregos”, declarou o presidente Lula no Twitter.
A partir das 16h ocorre a reunião bilateral entre as autoridades brasileiras e alemãs e às 18h Lula e Scholz reúnem-se com delegações de empresários. A partir das 18h30 os líderes farão um pronunciamento oficial á imprensa para em seguida jantarem no Palácio do Itamaraty.
Esta é a segunda visita oficial de uma liderança da Alemanha ao Brasil em menos de um mês. O presidente alemão Frank-Walter Steinmeier esteve em Brasília para a posse de Lula em primeiro de janeiro.