INTEGRAÇÃO DOS POVOS

Premiê de Portugal abre palácio para imigrantes brasileiros e celebra dançando forró

António Costa participou das atividades de celebração do Bicentenário da Independência brasileira ao se unir à comunidade que vive em Lisboa em evento realizado nos jardins da residência oficial

António Costa dança forró em Lisboa.Créditos: Chefia de Governo de Portugal
Escrito en GLOBAL el

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, do Partido Socialista, foi anfitrião das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em Lisboa. Costa abriu as portas do Palácio de São Bento, a residência oficial do primeiro-ministro, que fica ao lado da Assembleia da República, para a comunidade brasileira.

Costa disse que Portugal “é mesmo a casa dos brasileiros que aqui queiram viver”. Ao longo da tarde de sábado, os brasileiros puderam entrar livremente nos jardins do palácio para assistir apresentações que exaltam a cultura brasileira. Sentados na grama do jardim, assim como o primeiro-ministro, centenas de pessoas acompanharam as atividades.

O evento foi promovido pelo governo português, com curadoria da Casa do Brasil de Lisboa. Durante a tarde de sábado, Costa participou pessoalmente das atividades. Ele assistiu às apresentações artísticas e até participou da aula de forró, ao lado da esposa.

“Depois que as ditaduras acabaram, de um lado e outro, felizmente, têm transportado malas de sonhos para um lado e para o outro. Nem todos os sonhos se concretizam sempre. Muitas vezes são tristes, são frustrantes, são difíceis. É verdade. O racismo, a xenofobia, também se diz na nossa língua, que é a língua portuguesa. Diz-se cá, como muitas vezes os portugueses também se queixaram de ser objeto de anedotas, como os padeiros e os ‘Manéis’ no Brasil. É assim, nem sempre é fácil viver numa terra onde não se nasceu e onde não se cresceu”, disse o primeiro-ministro aos brasileiros.

O evento contou com apresentações dos grupos colombina Clandestina, da Gira Coletivo de Mulheres no Camba, Baque Mulher e shows de Puta da Silva e Leo Middea. Também aconteceram uma oficina para crianças e uma aula aberta de forró pelo Espaço Baião.