Um robô programado para jogar xadrez quebrou o dedo de um menino de sete anos durante um torneio em Moscou, na Rússia. A informação foi divulgada por veículos de imprensa locais e o vídeo viralizou nas redes sociais, neste domingo (24).
“O robô quebrou o dedo da criança”, afirmou Sergei Lazarev, presidente da Federação de Xadrez de Moscou, à agência de notícias Tass.
Lazarev disse, também, que o episódio ocorreu depois que o garoto, que não foi identificado, fez um movimento brusco que confundiu a máquina e a fez achar que o dedo do jovem era uma peça do jogo.
O vídeo mostrou o robô pegando uma das peças do menino. O garoto fez seu próprio movimento e o robô acabou agarrando o dedo dele.
Conforme a agência de notícias russa Ria, o vice-presidente da mesma instituição destacou que o episódio foi uma “coincidência” e a máquina é segura.
Adultos correram para ajudar o menino
Quatro adultos correram para auxiliar o menino, que acabou sendo solto e levado embora. Lazarev afirmou, também, que o robô tinha jogado inúmeras partidas antes sem registrar incidentes. Ainda de acordo com a Tass, mais tarde o garoto conseguiu terminar o torneio com a mão engessada.