Um erro de logística provocou um episódio pra lá de esquisito na República Tcheca: uma carga de 839kg de cocaína foi parar em meio a pencas de bananas distribuídas a várias unidades de uma rede de supermercados local.
A droga, segundo a polícia tcheca, saiu da Colômbia e o carregamento criminoso tinha como destino um porto da Alemanha, só que por alguma razão não planejada os pacotes da substância ilegal seguiram o rumo de contêineres da fruta e foram até um porto fluvial do país do Leste Europeu que não tem saída para o mar. Para piorar, as caixas de banana contendo também tabletes gigantes do entorpecente foram transportadas até os depósitos dos mercados varejistas nas cidades de Jicín e Rychnov nad Kneznou.
As autoridades agora percorrem vários estabelecimentos do país para tentar descobrir se mais cocaína chegou às redes lojistas que aguardavam carregamentos da popular fruta tropical. A “mercadoria” colombiana é avaliada em US$ 83 milhões, o equivalente no câmbio atual a R$ 427 milhões.