ÂNIMOS ACIRRADOS

Multidão vai às ruas na Sérvia em manifestação pró-Rússia

Aos gritos de "Crimeia é Rússia e Kosovo é Sérvia", invasão à Ucrânia pode ter reacendido velhas disputas entre os povos eslavos

Manifestação pró-Rússia na Sérvia (Twitter/Reprodução).
Por
Escrito en GLOBAL el

Uma multidão tomou as ruas de Belgrado, capital da Sérvia, na noite desta sexta-feira (4), para se manifestar em defesa da Rússia, que promove uma invasão militar à Ucrânia desde 24 de fevereiro. Aos gritos de "Crimeia é Rússia e Kosovo é Sérvia", eles marcharam pelas principais vias da cidade.

A Sérvia, desde o fim da Guerra Fria, tem mantido uma relação de proximidade com a Rússia, embora esteja em processo de adesão à União Europeia. Nação principal entre as constituintes da antiga Iugoslávia, após a fragmentação do país, em 1991, a Sérvia envolveu-se numa série de guerras com seus antigos "sócios" do período comunista, como a Croácia, a Bósnia, a Eslovênia e o Kosovo, este último uma região sérvia de maioria albanesa que resolveu declarar independência (não reconhecida) em 1999, quando teve início um grave conflito armado envolvendo as forças da Otan e o exército de Belgrado, sob o comando de Slobodan Milosevic, momento em que a Sérvia voltou a adotar o nome de Iugoslávia.

Apenas em 2008 foi possível reunir condições para que o Kosovo declarasse de fato sua independência, embora esta tenha sido reconhecida apenas parcialmente pela comunidade internacional, figurando Rússia e China como os maiores aliados da Sérvia na tarefa de contestar a soberania kosovar, sob a alegação de que a Independência poderia fomentar pelo menos outros 200 litígios secessionistas mundo afora.

Veja o vídeo da manifestação: