GUERRA

Anonymous diz que hackeou Banco Central da Rússia e ameaça liberar 35 mil arquivos secretos

Grupo promete soltar os materiais nas próximas 48 horas

Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Em uma de suas contas, o grupo hacker Anonymous afirmou ter se infiltrado no Banco Central da Rússia e ameaçou liberar 35 mil arquivos, incluindo “acordos secretos”, nas próximas 48 horas.

O Banco Central da Rússia é responsável por proteger e garantir a segurança do rublo, moeda cujo valor despencou desde o início da guerra contra a Ucrânia no mês passado.

Em publicação no Twitter, o Anonymous deu detalhes limitados sobre a invasão. A postagem consiste em uma imagem que mostra a máscara clássica de Guy Fawkes, que se tornou o ícone do hacktivismo, e uma mensagem que diz: “Último minuto: o coletivo #Anonymous hackeou o Banco Central da Rússia. Mais de 35.000 arquivos serão liberados em 48 horas com acordos secretos. #OpRússia”.

O ataque ocorre em meio a incertezas e especulações sobre o futuro da atual diretora do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina, que recentemente reconheceu, em vídeo publicado nas redes sociais, que a economia russa estava em uma situação "extrema".

"Todos nós teríamos gostado muito se isso não tivesse acontecido", disse Nabiullina. No entanto, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu esta semana ao parlamento que a nomeasse para outro mandato.

No início desta semana, o Anonymous alertou as empresas ocidentais que continuam operando na Rússia que devem se retirar ou correm o risco de enfrentar ataques cibernéticos.