O ex-presidente Lula (PT) e o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, se reuniram nesta quarta-feira (2) no Palácio Presidencial mexicano, na capital do país, em uma conversa que durou mais de 3 horas.
Obrador e Lula tomaram café da manhã juntos e estiveram acompanhados por Janja, a noiva do petista, além da presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, do senador Humberto Costa (PT-PE), do ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante.
Te podría interesar
Durante o encontro, Lula, o presidente mexicano e os demais presentes, segundo a equipe do petista, conversaram sobre o atual contexto geopolítico mundial, principalmente por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, ressaltando a necessidade de uma saída pacífica para o conflito. O papel da América Latina como mediadora e de contribuição para um mundo "multipolar" também esteve na pauta da conversa.
Em relato enviado à Fórum, o senador Humberto Costa, que acompanhou toda a reunião, afirmou que "Lula não foi recebido como candidato, mas como chefe de Estado". "Houve uma demonstração cabal que Lula não é apenas uma liderança do Brasil, mas uma liderança reconhecida e legitimada em termos internacionais", disse o parlamentar.
"Governar juntos"
Já Gleisi Hoffmann disse à Fórum que presenciou "um encontro histórico de dois líderes muito alinhados sobre prioridades e integração da América Latina".
"Pra mim ficou claro o compromisso que, governando juntos, estarão lado a lado para enfrentar o neoliberalismo, colocar os pobres e trabalhadores na centralidade das políticas públicas, defender a soberania e a integração da região", completou a dirigente petista, falando sobre a possibilidade de Lula vencer a eleição à presidência em outubro deste ano.
Gleisi revelou ainda que o PT fará "um grande intercâmbio" com o Morena, sigla para "Movimento Regeneração Nacional", criado em 2011 como uma organização da sociedade civil engajada em apoiar a então candidatura de López Obrador, que saiu vitorioso da eleição mexicana de 2018. Atualmente, o Morena é um partido político.
"Irmandade"
Após o encontro, tanto Lula como Obrador usaram os termos "irmandade" para se referir um ao outro e aos países que representam.
"Grande encontro nessa manhã com o presidente López Obrador. Conversamos sobre justiça social, combate à fome, irmandade da América Latina e a necessidade de paz no nosso mundo. Viva o México!", escreveu Lula.
"Encontro fraterno com Lula. Estamos unidos pela irmandade dos nossos povos e pela luta pela igualdade e pela justiça", publicou, por sua vez, o presidente mexicano.