Uma tempestade de areia vinda do deserto do Saara tingiu o sul da Espanha de laranja nesta segunda-feira (14), fazendo com que moradores comparassem a região com cenários de Marte. A imensa massa de areia oriunda do continente africano atravessou o Mar Mediterrâneo e chegou à Europa no fim da tarde, deixando cidades como Málaga, Múrcia e Almería, além de outros povoados menores, num tom pouco comum.
A AEMET, a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha, alertou os moradores das áreas costeiras da comunidade autônoma de Andaluzia, acometida pelo fenômeno, para possíveis rajadas de vento fortes, chuvas em grande volume e mar agitado. Tudo estaria relacionado às fortes correntes vindas do Sul que trouxeram a poeira do Saara.
Apesar de bonitas, as tempestades de areia costumam trazer problemas, sobretudo para a saúde, além da redução da visibilidade geral, que pode provocar acidentes. A qualidade do ar causa problemas respiratórios, nos olhos e pode provocar algumas formas de alergia, de acordo com os médicos.
Veja as fotos e os vídeos do fenômeno: