A agência de notícias Bloomberg deu uma grande “barrigada” na última quinta-feira (3), e postou a manchete "Rússia invade a Ucrânia" em seu site por engano e depois retirou a postagem. Na gíria do jornalismo, “barrigada” é quando o veículo oferece uma informação com erros graves.
A analista Olga Lautman compartilhou a captura de tela da manchete em sua conta no Twitter e avisou que a publicação ficou no site da mídia por mais de 30 minutos.
A Bloomberg postou a seguir uma declaração de erro de postagem em sua página, dizendo que "lamenta profundamente o engano". "Preparamos manchetes para muitos cenários e a manchete 'Rússia invade a Ucrânia' foi inadvertidamente postada por volta das 16h de hoje em nosso site", disse o comunicado.
A agência informou ainda que a manchete foi retirada e o caso está sendo investigado.
Kremlin se pronunciou
O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que a publicação errada da Bloomberg destaca os perigos das declarações agressivas do Ocidente e mostra como esse tipo de informação pode levar a consequências irreparáveis. "É uma demonstração perfeita de quão perigosa é a situação, causada por infinitas declarações agressivas vindas de Washington, de Londres, de outras capitais europeias", disse Peskov em entrevista à RIA Novosti.
Da mesma forma, o porta-voz presidencial sugeriu que, após esse erro, o termo 'fake news' pudesse ser substituído por 'Bloomberg news'.
Com informações do RT