EITA!

Por que os coreanos vão ficar até dois anos mais novos com mudança na lei

Cálculo maluco gerou contagem de idade no país asiático de forma totalmente diferente do resto do mundo. Entenda como funciona o modelo que deixará de existir

Imagem ilustrativa.Créditos: YouTube/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Uma mudança realizada pelo parlamento da Coreia do Sul colocará fim a um sistema de contagem de idade da população do país asiático que “envelheceu” os habitantes. O sistema tradicional que marca a idade dos coreanos atribui um ano de vida aos recém-nascidos e acrescenta mais um ano no dia 1° de janeiro do ano seguinte ao nascimento. Para exemplificar, um bebê nascido em 20 de dezembro de 2002 já tinha 1 ano quando veio ao mundo. Dez dias depois, em 1° de janeiro de 2003, a criança de 11 dias já completa dois anos e ao chegar em 20 de dezembro de 2003, quando ela faria 1 anos, ela completa 3 anos de vida.

O método maluco de contagem da idade remonta séculos atrás, mas desde os anos 1960 algumas repartições públicas já vêm mesclando seus bancos de dados com esse sistema esquisito com o atual. No caso de direitos que exigem idade mínima, como por exemplo para beber e fumar, há ainda uma terceira contagem, que consiste em atribuir nenhuma idade ao nascer (que seria o normal), mas depois acrescenta um ano a cada 1° de janeiro, o que também causa distorções, embora menores.

Com a aprovação da lei na Assembleia Nacional, que já foi anunciada pelos parlamentares, todos os cidadãos do país ficarão mais jovens e muitos ficarão com até dois anos a menos do que a idade registrada até então.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar