O chef turco Salt Bae virou assunto no Brasil após a ida de jogadores da seleção brasileira na companhia de Ronaldo Fenômeno ao seu restaurante, Nusr-Et, em Doha, onde foram filmados jantando um churrasco de carne folhada a ouro, na noite de 2 de dezembro, durante a Copa do Mundo do Catar. Nas imagens, é possível ver o churrasqueiro ensinando Vinicíus Júnior, entre outros atletas, a salgar carne da forma característica que tornou-se uma espécie de marca do chef.
O prato, considerado o principal do restaurante, chama-se Golden Ottoman Steak, e é composto pelo chamado T-bone, corte pouco utilizado no Brasil, folheado com ouro de 24 quilates. O valor do prato, servido com acompanhamentos, é equivalente a R$ 3 mil. Além de Vini Jr, também estavam no Sheraton Grand Doha Resort, horel de luxo onde o restaurante está localizado, Éder Militão, Gabriel Jesus e Bremer.
O jantar dos atletas deu o que falar. Criticados pela ostentação, sobretudo por representarem um povo que vive enormes dificuldades na atualidade, os jogadores responderam as críticas e mantiveram a “carne de ouro”, o churrasqueiro turco de aspecto irreverente e seus restaurantes na ordem do dia, seja na imprensa ou nas redes sociais.
Mas o chef também se esforçou para isso. Em plena final da Copa do Mundo do Catar, deu os seus pulos para ir a campo, antes da partida começar, e ser fotografado tocando a almejada Copa do Mundo. Na manhã desta quarta-feira (22), o perfil da US Open Cup, um dos principais torneios dos Estados Unidos, fez uma postagem nas redes sociais dizendo que Salt Bae estaria banido da sua partida final.
Para além de um empresário dono de uma rede internacional de churrascarias de luxo, o homem que aparece sempre bem vestido, seja de gala ou trajes casuais, óculos escuros, bigode aparado e um enorme sorriso recheado de dentes brancos, é também uma pessoa relativamente misteriosa.
A começar pelo fato de que é conhecido pelo seu “nome artístico”, se é que podemos chamar dessa maneira. Salt Bae é apenas o nome pelo qual Nusret Gökçe é conhecido. Mas o mistério fica mesmo por conta do seu passado. Sabe-se que ele nasceu em 1983 nas periferias de Istambul, na Turquia. No entanto, a data de nascimento, bem como informações sobre os seus familiares são totalmente desconhecidas do público.
Mas Nusret deu entrevistas, como para o Wall Street Journal, onde contou que teve uma infância extremamente pobre. Com um pai garimpeiro e cinco irmãos, ele teria abandonado a escola aos 5 anos para ajudar no sustento da casa. Aos 13 anos, tornou-se aprendiz de açougueiro, profissão que exerceu por anos a fio. Entre um e outro ponto da história, há a total ausência de informações. O chef diz que passou o tempo todo trabalhando – cerca de 14 horas por dia, jornada da qual se orgulha e diz manter ainda hoje, depois de bem sucedido.
Ele disse ao jornal dos EUA que trabalhou em diversas churrascarias na Turquia e, com o passar dos anos, tornou-se um especialista em carnes. Na Turquia há uma forte gastronômica em torno de carnes, semelhante ao churrasco sul-americano. Dada a semelhança, Salt Bae passou uma temporada na Argentina, em 2007, aprendendo sobre o “asado” dos hermanos.
Na volta a Istambul abriu a sua primeira churrascaria, com apenas 27 anos, em 2010. Com as performances de salgar a carne feitas pelos garçons e o ambiente marcado pelo alto luxo, o estabelecimento rapidamente tornou-se um dos favoritos dos jogadores dos principais clubes de futebol do país. Apenas 4 anos mais tarde, abriu as filiais em Doha, no Catar, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Antes disso, já tinha uma filial em Ankara, a capital, e em outras cidades da Turquia.
Em 2017, quando já formava seu império, um vídeo da performance do sal viralizou nas redes sociais e, além de tornar-lhe conhecido mundialmente, também abriu portas para o Nusr-El abrir suas filiais em Miami e Nova Iorque, nos Estados Unidos. No ano seguinte, Salt Bae vendeu 17% do negócio por 200 milhões de dólares aos fundos Tomasek, de Singapura, e Metric Capital, do Reino Unido.
Estima-se que, mesmo tendo dívidas milionárias na Turquia, sua fortuna esteja na faixa dos 30 milhões de dólares. De acordo com o seu Instagram, para além do trabalho e das viagens, que geralmente derivam do trabalho, o extravagante chefe preenche o restante do seu tempo com exercícios físicos.
*Com informações do Lance e Rodrigo Felicissimo/Youtube.