COP 27

VÍDEO: Lula é aguardado por multidão de jornalistas na COP 27, no Egito

Presidente brasileiro eleito é a estrela do evento, já fez inúmeros encontros bilaterais e tem sido festejado por onde passa

Lula na COP-27.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

Uma multidão de jornalistas aguardava para falar com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta quarta-feira (16), na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) - a COP-27 -, no Egito.

Lula, que tem sido a estrela do evento, participou do encontro com governadores no Painel da Amazônia Legal.

Veja o vídeo abaixo:

"Brasil está de volta ao mundo"

Na ocasião, ele afirmou que o "Brasil está de volta ao mundo" e garantiu que vai formalizar uma proposta para que a Amazônia seja sede da próxima COP, que será realizada em 2025.

"Pode estar certo que vamos falar com o secretário-geral da ONU e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil, na Amazônia. E na Amazônia tem dois estados para receber qualquer conferência internacional: Amazonas e Pará", disse Lula, ao lado dos governadores Antônio Waldez Góes da Silva, do Amapá, Gladson de Lima Cameli, do Acre, Mauro Mendes, do Mato Grosso, Helder Barbalho, do Pará, Wanderlei Barbosa , do Tocantins, e Marcos Rocha, de Rondônia.

Para o presidente eleito, é importante que a discussão sobre a preservação da Amazônia seja feita por pessoas que conheçam in loco a realidade da região.

"Acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia, que defendem o clima, conheçam de perto o que é aquela região. Para que possam discutir a Amazônia a partir de uma realidade concreta", disse Lula, reafirmando aos governadores que seu governo vai conversar com "todos em igualdade de condições, sem perguntar a que partido ele pertence, que religião ele professa e que time de futebol ele torce".

Temas