PROMESSA DE CAMPANHA

Biden anuncia perdão a todas as pessoas condenadas por posse de maconha

“Muitas vidas foram destruídas por causa de nossa abordagem fracassada sobre a maconha. É hora de corrigirmos esses erros”, reconheceu o presidente dos EUA

Joe Biden: “Mandar pessoas para a prisão por portar maconha acabou com muitas vidas".Créditos: Reprodução/YouTube BandNews
Escrito en GLOBAL el

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, nesta quinta-feira (6), o perdão para todas as pessoas condenadas por posse de maconha sob a lei federal. Além disso, afirmou que o governo vai revisar sua classificação como droga de Classe 1, como a heroína e LSD.

Eliminar as condenações federais anteriores por posse e dar início a um processo de descriminalização da maconha foram promessas de campanha, em 2019, antes de ser eleito presidente.

Os perdões vão inocentar aproximadamente 6.500 pessoas que foram condenadas por acusações federais de porte simples de maconha, entre 1992 a 2021, e mais milhares de condenados no Distrito de Columbia.

Biden pretende convencer os governadores a seguirem pelo mesmo caminho e indultar os condenados por acusações estaduais de posse.

“Mandar pessoas para a prisão por portar maconha acabou com muitas vidas, por uma conduta que é legal em muitos estados”, destacou Biden, via Twitter.

“Pessoas negras e pardas foram presas, processadas e condenadas em taxas desproporcionais” admite Biden

“Registros criminais por porte de maconha também impuseram barreiras desnecessárias ao emprego, moradia e oportunidades educacionais. E enquanto pessoas brancas, pretas e pardas usam maconha em taxas semelhantes, pessoas negras e pardas foram presas, processadas e condenadas em taxas desproporcionais”, acrescentou o presidente.

“Muitas vidas foram destruídas por causa de nossa abordagem fracassada sobre a maconha. É hora de corrigirmos esses erros”, reconheceu Biden, atestando que a política de “Guerra às Drogas”, inclusive adotada no Brasil, é totalmente ineficiente.