Uma celebração de Halloween, realizada no distrito de Itaewon, em Seul, capital da Coreia do Sul, terminou numa tragédia de dimensões colossais na noite deste sábado (29), com a morte, até agora, de 120 pessoas, presumivelmente por esmagamento.
A festa, na via pública, reunia aproximadamente 100 mil pessoas e as primeiras informações dão conta de que um tumulto teria produzido uma correria que culminou nas mortes. Essa era a primeira grande celebração do gênero, com o público sem utilizar máscaras, desde a pandemia da Covid-19.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar.
Imagens de dezenas de corpos enfileirados numa calçada, cobertos por sacos plásticos azuis, circulam o mundo e fizeram com que a tragédia fosse parar nos assuntos mais mencionados das redes sociais. O correspondente da BBC, a rede britânica estatal de jornalismo, em Seul, Hosu Lee, disse que muitos médicos, bombeiros e populares corriam por todo o perímetro tentando socorrer vítimas ainda com vida, enquanto pessoas em choque e desesperadas choram e gritam.
Choi Seong-Beom, o chefe do Corpo de Bombeiros de Seul, informou à Associated Press (AP) que 13 corpos de pessoas que não resistiram ao incidente estavam em hospitais da região, após serem levados para receber atendimento ainda com sinais vitais, ao passo que outros 46 permaneciam nas ruas de Itaewon.