O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção neste domingo (19). O vulcão tem aumentado sua atividade sísmica nos últimos dias e teve a primeira erupção às 11h12, horário de Brasília.
O evento mobilizou o governo espanhol. O presidente Pedro Sánchez foi às Ilhas Canárias acompanhar a situação. O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entra em erupção desde 1971.
O vulcão de La Palma é o único no mundo capaz de gerar impactos no Brasil caso apresente uma erupção explosiva, o que parece distante de ocorrer. Segundo o especialistas da Rede Sismográfica Brasileira ouvidos pelo portal MetSul, é baixa a chance de um tsunami emergir no Brasil como reflexo.
"Esse assunto foi discutido na mídia uns 20 ou 30 anos atrás quando foi publicado um trabalho de geólogos norte-americanos sobre a possibilidade de desabamento de uma parte da ilha provocar um tsunami no Brasil. Na época, a conclusão foi de que a probabilidade de que o deslizamento fosse suficientemente grande para provocar um tsunami perigoso era muito pequena”, disse Marcelo Assumpção, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP).
Para que um tsunami chegasse no Brasil seria necessária uma atividade vulcânica excepcional para derrubar uma parte da Ilha e provocar um deslizamento gigantesco em direção ao mar. Pesquisadores apontam que as atividades registradas até o momento são normais.
Com informaçoes de Uol, MetSul e Agencia Brasil
Veja vídeo da erupção do vulcão