Um ativista da ONG Greenpeace fez um protesto inusitado nesta terça-feira (15) em Munique, na Alemanha, pouco antes do jogo de futebol entre a seleção alemã e a francesa pela Eurocopa. O homem sobrevoou o estádio onde aconteceria a partida de paraquedas, mas seu pouso foi um tanto quanto atribulado por conta de um acidente.
Ele se chocou contra um cabo de uma "spidercam", câmera aérea utilizada em eventos esportivos. Ele perdeu o controle e quase caiu nas arquibancadas. Um técnico de luz teria ficado ferido. Ele chegou a retomar o controle e conseguiu pousar no gramado, onde foi detido por seguranças.
Tratava-se de um protesto contra a Volkswagen, uma das principais patrocinadoras da Eurocopa. No paraquedas do ativista, além do logo da montadora alemã, havia estampada a frase "kick out oil" que, em português, significa algo como "dê um pontapé no óleo".
Pelas redes sociais, o Greenpeace detalhou o protesto. "Ei, Volkswagen, hora de chutar o óleo! Ativista do Greenpeace protesta contra o patrocinador dos jogos. Pare de vender carros a diesel e gasolina que prejudicam o clima!", diz a postagem.
"Este protesto nunca teve a intenção de interromper o jogo ou ferir pessoas. Esperamos que todos estejam bem e que ninguém tenha se ferido gravemente. As ações do Greenpeace são sempre pacíficas e não violentas. Infelizmente, nem tudo correu de acordo com o planejado com esta campanha", completou ainda a ONG.
Assista e confira a postagem do Greenpeace sobre o assunto.