O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, usou as redes sociais nesta quinta-feira (10) para desabafar sobre o apoio do escritor Mário Vargas Llosa à candidata Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori, nas eleições do Peru. Fujimori foi vencida pelo professor Pedro Castillo, do Peru Livre.
"Mario Vargas Llosa é o grande perdedor da eleição que definiu a presidência do irmão Pedro Castillo", disparou Morales, que ainda não havia comentado publicamente sobre o apoio do Nobel de Literatura a Keiko.
"Perdeu contra Fujimori pai em 1990 e perdeu com a Fujimori filha em 2021. Escreve muito a favor do neoliberalismo, mas não consegue ler a realidade de nossos povos", completou, em tom ácido.
Morales havia celebrado o triunfo de Castillo já na quarta-feira (9). "Pedro Castillo, irmão de alma e companheiro de luta, és o orgulho dos movimentos sociais e profissionais patrióticos. Parabéns por esta vitória, que é a vitória do povo peruano, mas também do povo latino-americano que quer viver com justiça social!", escreveu.